Saber quais os alimentos que os cães podem comer é essencial. Cozinhar para o nosso amigo peludo ou partilhar algum do nosso prato com ele é uma forma de lhe mostrar o nosso amor e afeto. Mas por vezes, mesmo que tenhamos a melhor das intenções, não nos apercebemos que os cães não processam os alimentos como nós processamos, como lhe dissemos no guia de alimentos proibidos para cães.
Embora os nossos amigos de quatro patas possam comer muitos dos ingredientes principais da nossa dieta, nem todos são bons para eles. Por isso, para evitar sustos, decidimos elaborar uma lista detalhada de alimentos bons – e não tão bons – para cães. Para lhe facilitar, dividimo-las em cinco categorias: leguminosas, cereais, frutos secos, fruta e legumes.
Tome nota para se certificar de que o próximo menu que preparar para o seu amigo peludo não só o deixará maravilhado, mas também terá a certeza de que será bom para ele.
Contenido
Leguminosas
Em geral, a maioria das leguminosas são boas para cães. São normalmente uma boa fonte de proteínas e fibras. Só teremos de verificar se não contêm especiarias ou muitos sais adicionados se já estiverem cozinhados.
Grão de bico
São muito benéficos pelo seu elevado teor de fibras e proteínas. Mas, tal como a nós, podem provocar gases; lembre-se de lhes dar com moderação no início. Os cães podem comê-los cozinhados ou como ingrediente em puré de batata. Embora, tenha cuidado se os comprar já cozinhados, pois podem ter sido cozinhados com especiarias que não lhes fazem muito bem.
Lentilhas
Assim como para nós, as lentilhas são uma grande fonte de ferro, proteínas e fibras. Pode introduzi-las de vez em quando na sua dieta, sempre cozinhadas e sem sal. Mas, tenha cuidado, não deve abusar delas.
Feijão
São uma das leguminosas que os peludos mais gostam. Tal como o grão de bico, eles fornecem fibras e proteínas; e são também uma fonte de vitaminas. Pode utilizá-los como recompensa ou como suplemento à sua dieta.
Cereais
Geralmente, os cereais não são a melhor opção para alimentar os cães, com exceção da quinoa ou arroz integral, que é um pseudo-cereal. Não é necessariamente prejudicial, mas na maioria dos casos não acrescenta nada à sua dieta. No entanto, tenha cuidado! Alguns cães podem ter doença celíaca. Se esta é a primeira vez que dá ao seu cão um cereal ou derivados, faça-o com moderação.
Milho
Os cães não são os melhores candidatos para comer este alimento. O milho tem muito açúcar natural e o seu abuso pode levar à diabetes.
Aveia
Como todos os outros hidratos de carbono, não é um alimento necessário na sua dieta. Embora esteja normalmente presente na sua dieta e seja uma ótima opção para tratar problemas de estômago. Lembre-se de o dar sempre cozinhado, sem adição de sabores ou açúcares.
Quinoa
É muito benéfico pela sua grande contribuição de proteínas, ferro e cálcio. Também tem menos calorias do que outras opções que fornecem nutrientes semelhantes, como a batata.
Frutos secos
Os frutos secos – com exceção dos amendoins – não são a melhor escolha para os nossos amigos de quatro patas. Embora nem todos tenham componentes nocivos para a sua saúde, tendem a ter muitas gorduras que não serão boas para ele. Além disso, por serem tão duros, podem ter dificuldade em mastigá-los e digeri-los.
Nozes
A parte verde deste fruto seco está frequentemente contaminada com um micro fungo que é muito prejudicial para os cães, a aflatoxina. Isto pode causar problemas tais como gastroenterite ou pedras na bexiga. Se evitarmos esta parte, podemos dar-lhes esta parte com moderação.
Pistachos
Tal como as nozes, também podem conter aflatoxina. São também muito gordos e podem acabar por causar problemas pancreáticos.
Amêndoas
Embora não sejam o fruto seco mais nocivo, são muito indigestos para os cães. Podem causar vómitos, diarreia e dores de estômago.
Amendoins
Eles adoram-nos, especialmente manteiga de amendoim. Pode usá-los como prémio, mas sem abusar, têm um elevado teor de gordura.
Pipas
Podem comer as sementes de girassol sem moderação, mas certifique-se de que não são salgadas. Além disso, as sementes de abóbora são muito benéficas para eles, pois ajudam a prevenir parasitas e a terem uma pelagem mais brilhante.
Frutas
As frutas são boas desde que sejam dadas com moderação. Normalmente contêm muito açúcar, por isso é melhor não abusar e dar-lhes apenas ocasionalmente.
Melancia
É a melhor opção para manter o seu amigo peludo hidratado no verão. Além disso, tem muitas vitaminas e boas quantidades de fibras.
Mirtilos
Sim, são benéficos para os nossos cães mas com moderação; são frequentemente utilizados em alimentos comerciais e pode fazer guloseimas deliciosas congelando-os. O seu elevado nível de antioxidantes demonstrou ser benéfico para os cães.
Banana
Rica em potássio e vitaminas, não só podem comê-la, como a maioria adora-as. Funciona melhor como recompensa do que como alimento, porque contém muito açúcar.
Coco
Tanto a água de coco como a polpa são boas, desde que não lhes demos nenhum dos pelos exteriores ou da casca castanha. Pode ser uma fantástica guloseima, seco ou no seu estado natural. O coco não tem um baixo teor de gordura, por isso se o nosso cão precisa de controlo de peso é melhor não abusar dele.
Maçã
Um dos melhores frutos que podemos dar ao nosso cão. São ricas em vitaminas e fibras e muitos deles adoram-nas. Também ajudam a manter os seus dentes limpos. Embora, tenha cuidado, as suas sementes são tóxicas!
Melão
Tem muitas vitaminas e minerais e é uma óptima opção para os manter hidratados no verão. Lembre-se de remover a pele e as sementes porque não digerem bem.
Laranja
Não são tóxicos mas também não são a melhor opção para animais peludos. Têm muito açúcar e acidez que podem causar perturbações no seu sistema digestivo.
Legumes
Em geral, os legumes podem ser incluídos sem problemas na dieta dos nossos animais de estimação. Algumas, como as cenouras, são especialmente recomendadas para eles. Embora tenhamos de ter cuidado no caso de outros, tais como as beringelas.
Espinafres
Cheios de vitaminas A, B, C e K, beta-caroteno, fibras e ferro. Embora existam lendas, os espinafres são ótimos para o nosso cão, embora nem sempre gostem. Inclusivamente é indicado em casos de cães com anemia. Se for cozinhado, é melhor usar uma pequena quantidade, pois tem níveis elevados de oxalatos, o que pode provoca pedras nos rins.
Batata doce
Ótimo para cães, especialmente finamente picadas e desidratadas para utilizar como guloseima. Muitos cães adoram-na, mas é preciso evitar que comam demasiado. Rico em beta-caroteno e carboidratos glicémicos baixos, melhor do que batatas para os nossos pequenos. Pode ser dado cru ralada fino, mas melhor se for cozida porque há alguns cães que não apreciam.
Cenoura
São ótimas pelo seu elevado teor de vitaminas. Também servem para limpar os seus dentes. Pode dar-lhe cozinhada, crua ou ralada.
Alface
Todas as variedades deste vegetal são boas para os cães. Se tiverem um estômago sensível, é melhor dar-lhe cozida, mas nem sempre é necessário.
Couve-flor
É benéfico porque contém vitamina C, cisteína e carotenos com propriedades depurativas. No entanto, tenha cuidado para não exagerar porque pode produzir muitos gazes.
Beringela
Contém solanina, que é tóxica para os cães. Embora possa ser cozinhada para que não seja tão perigosa, desaconselhamos a sua utilização, uma vez que temos muitas alternativas.
Muito boa a matéria. Minha doguinha tem alergia a proteína animal, só pode comer atum, sardinha ou salmão. É tão difícil achar ração que não tenha nada de proteína de frango ou porco… é são as que mais ela é mais alérgica. Essa matéria ajudou muito.