A fibra é um dos nutrientes mais importantes para que o sistema digestivo do seu cão funcione corretamente e evite problemas de saúde tais como prisão de ventre, diabetes ou ansiedade por comida.
A fibra natural é a parte dos alimentos vegetais que não é digerida ou absorvida pelo organismo. Existem dois tipos de fibra, a solúvel e a insolúvel. A fibra insolúvel percorre o trato intestinal do cão e molda as fezes, facilitando a sua passagem e impedindo a obstipação.
A fibra solúvel, por outro lado, absorve água e abranda o processo digestivo. Também faz com que os nutrientes sejam assimilados pelas paredes do estômago e do intestino de forma mais lenta, o que ajuda a controlar certas patologias do cão.
Benefícios da fibra natural para cães
Ao consumir fibra natural o corpo do seu cão irá obter os seguintes benefícios:
- Melhora o trato intestinal.
- Previne a obstipação.
- Combate a formação de bolas de pelo no intestino.
- Controla o excesso de gorduras no sangue.
- Ajuda o cão a eliminar melhor as toxinas do organismo.
- Melhora a flora intestinal.
- Ajuda a reduzir o índice glicémico, o que ajuda a combater doenças como a diabetes.
- Ajuda a melhorar os níveis de colesterol no sangue.
- O consumo de fibra natural ajuda a saciar o apetite do nosso cão, o que pode ser benéfico em casos de excesso de peso ou ansiedade por comida.
Abaixo encontrará vários alimentos que pode adicionar à sua ração AltuDog para aumentar a sua ingestão diária de fibras, se necessário.
Ingredientes ricos em fibras para cães:
- A cenoura cozida. As cenouras fornecem ao nosso cão fibras, bem como beta-glucanos, que ajudam a restaurar a flora digestiva. Para estes últimos, pode consultar aqui como fazer a famosa “sopa do Moro” para combater a diarreia.
- A abóbora cozida é também uma boa fonte de fibra. Pode adicionar uma colher de chá à sua ração diária de AltuDog.
- Arroz integral: com um índice glicémico inferior ao do arroz convencional, ajuda a fornecer fibra ao organismo do nosso cão.
- Vegetais tais como espinafres cozidos ou feijão verde cozido também ajudam a fornecer fibra ao nosso cão.
- Maçã: com um elevado teor de fibras é também muito benéfico nestes casos, mas deve ser dada na dose recomendada, sem exceder e evitando o caroço e as sementes.
- Farelo de trigo: Pode adicionar meia colher de chá nas suas rações diárias, melhor se a humedecer um pouco para facilitar a digestão.
Como já vimos, a fibra natural é essencial para o nosso cão. Agora já sabe porquê e onde a obter. Ainda assim, consulte o seu veterinário para lhe dar as orientações necessárias para o caso específico do seu cão e assim ter a alimentação natural mais apropriada para o seu organismo.