Tripa verde para cães, fedorenta mas milagrosa

Ignorando o seu cheiro fedorento (fedorento apenas para humanos), queremos explicar porque é que a tripa verde é um dos melhores snacks ou alimento que pode dar ao seu cão, além de o deixar completamente louco.

O que é a tripa verde?

Ruminantes tais como vacas, cordeiros, ovelhas, veados ou cabras, têm quatro estômagos para digerir alimentos vegetais: são eles que os tornam capazes de beneficiar de todos os nutrientes neles presentes.

Destes quatro estômagos, o rumen é o que normalmente chamamos tripa verde. É assim chamado porque é onde se encontra a matéria vegetal menos decomposta e é por este motivo que é de cor verde. Também é assim chamado porque não foi mexido, lavado ou cozinhado, o que faríamos se preparássemos uma receita de tripa a la madrileña, por exemplo.

Nem a saliva nem o estômago dos cães estão preparados para absorver todos os nutrientes presentes nos vegetais, por isso mesmo se lhes fornecemos estes alimentos diretamente, o seu organismo não será capaz de os absorver em grande quantidade.

É por isso que os lobos, o antepassado do cão, comia as tripas dos ruminantes para obter estes nutrientes essenciais para o seu bom desenvolvimento e condição física.

Existe também a tripa verde desidratada, desde que o processo de desidratação seja feito a frio, sem temperaturas repentinas, manterá todas estas propriedades que fazem com que os cães possam tirar melhor partido de todos os nutrientes dos seus alimentos, bem como muitos outros benefícios que detalhamos abaixo.

Ainda não conhecemos um cão que não tenha enlouquecido por uma boa dentada de tripa verde!

Vantagens da tripa verde para cães

O consumo de tripa verde em cães e gatos tem múltiplos benefícios que listamos abaixo:

✅ Baixo teor de gordura.

✅ Contém ácidos gordos linoleicos linolénicos, nas proporções adequadas.

✅ É uma excelente fonte de proteína: os cães digerem-nas muito bem e convertem-nas muito eficientemente em energia.

✅ Tem uma relação cálcio/fósforo de 1:1, ajudando desta forma a ter uma boa digestão.

✅ Contém enzimas vivas: enzimas gástricas, aminoácidos e outros sumos gástricos, que não só ajudam os ruminantes mas também os nossos cães no momento de digerir os seus próprios alimentos.

✅ Contém probióticos naturais (Lactobacillus acidophilus): Ajuda a repovoar a flora intestinal do seu animal peludo com bactérias boas (probióticos), reforçando assim o seu sistema imunitário e a probabilidade de infecção por bactérias más, tais como e-coli, a salmonela ou a listeriose será muito menor.

A tripa verde é um alimento tão benéfico para o seu cão que pode ser consumida todos os dias, como suplemento ou como parte principal da alimentação.

Quantidades recomendadas

Convém lembrar-se que a tripa verde contém o que o animal ingeriu recentemente, por este motivo, se o nosso cão ou gato for alérgico ao glúten dos cereais, devemos ter a certeza de que o animal foi alimentado apenas com erva e não que não comeu cereais.

Uma vez que isto é complicado, se o nosso cão for alérgico a cereais, estaremos sempre mais seguros com tripa verde de cordeiro.

Outro aspecto importante é começar aos poucos, pois a carga de bactérias e enzimas é algo a que o estômago do nosso cão tem de se habituar.

Quando se começa a dar tripa verde, pode reparar em fezes mais moles, isto é totalmente normal até o seu estômago se habituar a todas estas bactérias boas.

Recomendamos que se comece com pequenas doses, duas ou três vezes por semana.

Os gatos podem comer tripa verde?

Sim! É muito bom que os gatos comam também tripa verde.

Historicamente, no seu comportamento selvagem, comem o estômago das suas presas.

No entanto, devemos avisá-lo que os gatos não vão necessariamente gostar tanto deste alimento como os cães, pois como sabe eles são muito exigentes e isto vai depender de cada um.

Mudanças que vamos ver

Entre os benefícios observáveis está a redução das fezes, mais duras e menos malcheirosas, um sintoma de que o sistema digestivo faz melhor uso do que consome.

Foi também relatada uma tendência decrescente para a coprofagia, ou ingestão de fezes, que pode estar relacionada com uma possível deficiência enzimática.

À tripa verde também tem sido atribuído a capacidade de ajudar na síndrome da permeabilidade intestinal aumentada (LGS), no síndrome do intestino irritado (IBS) e algumas intolerâncias alimentares.

Nos gatos, é comum que a sua necessidade de comer erva cesse.

Onde comprar tripa verde desidratada

Obter uma tripa verde fresca, não lavada, pode ser muito complicado. Em primeiro lugar, não é adequada para humanos, em segundo lugar, nem todos os matadouros a tratam e, em terceiro lugar, o seu tamanho e fedor tornam-na pouco fácil de manusear.

Isto torna interessantes outras opções, tais como a possibilidade de a desidratar através de uma marca de confiança, como AltuDog:

 Se quiser saber mais sobre a tripa verde, segue uma ligação com informações que lhe podem interessar: http://greentripe.com/why-greentripe.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.